domingo, 19 de outubro de 2008

Mostrando a ruda força que se estima...

Mostrando a Ruda Força que se Estima

Antes de mais, respondendo ao meu camarada de armas, JFerreira, aqui pode-se andar livremente apesar das barreiras em arame e rede (vandalizadas).

Era assim o lema da 2ªBataria do Regimento de Artilharia de Costa, sita na Parede.

Era!... Mudam-se os tempos, esquecem-se as memórias colectivas.


Era aqui que chegava-mos pela primeira vez, seria daqui que partiria-mos um dia...
Esta a rua principal com a porta-de-armas da 2ª Bataria do Regimento de Artilharia de Costa.

Voltar ao fim de 20 anos a um local que nos fez crescer e criar bons amigos é um misto de nostalgia e saudade profunda. É também a revolta de verificar que as memórias colectivas pouca importancia têm nesta Pátria Lusitana.

As imagens apresentadas a seguir espelham bem o abandono e a degradação que envolvem a 2ª Bataria do RAC.

Para os que agoram recordam momentos passados, acredito que, tal como eu, ficarão com o gosto amargo da revolta ao ver a situação actual das instalações.

Desta forma faço uma última homenagem à 2ª Bataria do RAC bem como a todos os que serviram nestas instalações militares.

Não tenhamos ilusões... falta muito pouco para todos os traços ficarem para sempre apagados. Tudo que temos na memoria ai ficará, porque, os edificios e aquele espaço em breve serão ocupados por algum "projecto inovador" para a região.

A todos os que partilham estas memórias... Bem Hajam pela camaradagem e pelos bons momentos passados na saudosa 2ª Bataria do Regimento de Artilharia de Costa.


E agora as imagens que contam a história actual...

Caserna e bar dos praças


Caserna dos praças


Interior do quartel. Após a entrada da porta-de-armas...

Interior... lado direito salas de instrução


Vivenda dos graduados. Da "Velha guarda" apenas eu ocupei um quarto nesta vivenda. Foi o Fur. Pereira que controlou a reconstrução deste espaço. Hoje... está como se pode ver...


Portico na pista de obstáculos...


Radiador de arrefecimento do gearador do forte.


Peça de artilharia 15,2" (primeira contando da esquerda)


Pormenor próximo da segunda peça de artilharia 15,2". A brisa do mar está a começar a tomar conta do ferro...



Pormenor da peça de artilharia já sem culatra (presumivelmente retirada por segurança)


Elevador municiador. Usado para fazer chegar as munições desde o paiol (subterraneo do forte) até à zona da peça de artilharia... completamente destruido.


Entrada principal do forte...

Aspecto do telhado da casa da guarda no forte... com um "veterano" no pátio.


Portão principal de entrada para os tuneis do forte... visivelmente degradado e soldado.



Interior da sala de aulas, usada tantas vezes para formar o pessoal de transmissões.

Assim termina esta pequena mas profundamente sentida reportagem realizado nos dias de hoje à Bataria da Parede (2ª Bataria do Regimento de Artilharia de Costa).

Aos que lá serviram (soldados, cabos, furrieis, sargentos, oficiais) o meu profundo agradecimento. Bem hajam pelos bons momentos que nunca mais esquecerei.


O tempo passa muito rápidamente.
Não há desculpa para que os BONS não se reunam pelo menos uma vez por ano.

É preciso fazer alguma coisa... é preciso comunicar para que não se percam para sempre as memórias, porque, o local... esse já está perdido!...

js

43 comentários:

Joaquim Silva disse...

Comentário remetido pelo JFerreira:

Felicito-te pelo empreendimento que levaste a cabo, se bem que tenho a certeza que foi com misto de grande prazer e mágoa tudo aquilo que observas-te.

Os meus parabéns. Fiquei no entanto muito triste e decepcionado com o que vi nas fotos. Não tem palavras...valia mais ter feito desaparecer por

completo todas aquelas recordações do que ver o estado a que deixaram chegar tudo aquilo. È confrangedor. Mas fez-me recordar muitos bons momentos

que ficarão para sempre na nossa memória. Diz-me só uma coisa, aquilo está mesmo com livre-trânsito a qualquer pessoa ou tem algumas limitações de acesso.

Pode-se andar livremente pela zona das peças? E pelo interior do quartel? Se assim é, então é mesmo lastimável. Como é possível!

Olha Silva, quanto ao nosso encontro o que tenho a dizer é que basta alguém acenar, que eu lá estarei, a não ser por algum motivo de força maior.

Nem que sejamos só dois...



Furriel Ferreira

Jorge Correia disse...

Tambem por lá andei na ESPECIALIDADE
CGM 2º Turno85
Fui colocado em ALBARQUEL 8ª BAT durante 86
2º FUR. MIL. ART.


Jorge Correia

António Santos disse...

Caro Silva aceite o meu agradecimento por me trazer memorias que jamais esquecerei.
Partilho o seu desgosto em ver a total degradação em que se encontra a 2ª.
Lamento ter perdido o contacto com os restantes camaradas e subscrevo a intenção do Furriel Ferreira, caso se consiga fazer um convivio, podem contar comigo!
Uma saudação especial ao meu amigo Aspirante Paz Silva que conseguiu pôr 40 homens a fazer o esgoto de carcavelos até á praia (memoravel).
Um abraço aos dois!
Santos 1º Cabo Transmissões

Lanceiro disse...

Não fui de Artilharia de Costa (fui Lanceiro) mas como militar que fui,não posso de deixar o meu mais sincero desagrado ao ver a maneira como este Pais trata e respeita as memórias colectivas,e as Unidades Militares que são marcos importantes da nossa história enquanto Pais.É simplesmente vergonhoso,politicos da treta.
Saudações Lanceiras.

Unknown disse...

Não estive na parede mas sim em alcabideche as peças tambem o quartel ja não existe e as peças eatão num estado que até da dó . há uma pagina na net que mostra as peças estão todas grafitadas Antonio Camarinha 3º turno de 1987

João Reis disse...

Olá pessoal...o Meu nome é J.REIS sou do 2º TURNO de 91 -MAP

É com a lágrima no canto do olho que vejo as tuas fotos, eu já lá tinha ido mas não entrei pelo que nem me apercebi de tal degradação
é Vergonhoso que se deixem locais com tanta historia chegar a tal estado,


Há cerca de um Ano fui á sétima Bateria no otão para mostrar aos meus filhos onde tinha feito a recruta posso dizer que esta em igual estado,tive a sorte de estar a chegar um senhor que ia alimentar os cães uma vez tudo (aquilo)pertence a protecção a incêndios e me (deixou)fazer uma visita fiquei chocado com tal degradação,mas gostava de vos contar pessoalmente no almoço ou jantar de certeza vamos fazer,já somes pelo menos 6 um grande abraço para todos.

o meu contacto é -92 5763746

e meil joaoreis.scp@hotmail.com

afosobral disse...

partilho com todos os camaradas esta dor ,é com muita pena e desagrado que vi éstas noticias um bem haja pra todos os ex rac do ex 2ºcabo 087140/91 antónio sobral. se alguem me puder enviar fotos pra minhas recordaçoes o meu email é afosobral@hotmail.com , o meu muito obrigado. ( MOSTRANDO A RUDE FORÇA QUE SE ESTIMA )

afosobral disse...

camaradas seria bom começarmos a fazer correr tal mensagem em nome de todos os bons militares que com orgulho e cagança comprirar o seu dever em todos os quarteis do rac,eu pessoalmente conheci oeiras , outao, alcabideche,parede,e faltam dois nomes desculpem. 2ºcabo 291/91 antónio sobral, um bem haja ao furriel fernandes 2ªbateria e capitao estrela soares, na sétima furriel pata e capitao gurrao

Anónimo disse...

boa noite a pedido do meu pai estou a tentar encontrar seus ex camaradas

Soldado Dias/549 7º Bataria 3º turno de 1981(recruta)

2 º Bataria - Parede,PeLUDA Impedido do bar do Soldado

Dias - Bombarral

fica o meu contacto que depois encaminharei ate ao meu pai
Rodolfo_cobain@hotmail.com

filipe cruz disse...

mais um a querer fazer parte desta grande familia sem comentarios as fotos triste a situaçao actual ex 1º cabo cruz

filipe cruz disse...

ex 1º cabo cruz 3 º turno 91 meu mail filipe1970cruz@live.com.pt

Luis Curado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Curado disse...

Bom dia
li com saudade o artigo deste blog sobre um local que guardo com saudade no meu coração. Fiz a recruta básica na parede, a especialidade no RAC de Oeiras e depois fui colocado no CIAAC em Cascais.
Ex-Sodado Curado 1º Turno de 89

Anónimo disse...

Solicito a todos quantos fizeranm tropa na 2ª Bateria na Parede, que entrassem em contacto com a Junta de Freguesia de Parede pois pretendemos fazer um trabalho sobre este Regimento e estamos interessados em todas as informações que nos possam prestar.
Ana Paula Reis - 21 458 67 30
jfparede@netcabo.pt
paulareis4@hotmail.com

Fernando Paulo Agostinho disse...

Apresenta-se o Soldado 45/83, 3a. Bataria, 1. turno/83, Aspirante Castro Pereira, afim de cumprimentar os seus camaradas !!!

Também foi para mim uma grande desilusão ver as fotos das instalações da 2a. Bataria nessa degradação, eu que fui lá tantas vezes como condutor !!

Um abraço Camaradas

luisaleixo disse...

caros camaradas apresenta-se o soldado luis aleixo 124-1ªjan 86 fiz recruta em alcabideche e restante serviço na gloriosa 2ªbateria do R.A.C.e com pesar que vi ao que chegou as nossas grs. forças armadas a fim de ja nos excluirem e ver o ponto de degradaçao das nossas recordaçoes (baterias) assim como estima luisaleixo1@hotmail.com

Vitor Azevedo disse...

Caros Camaradas;

Boa noite,

Em tempos procurei encontrar alguns amigos do segundo turno de 86/87.

Consegui poucos.

O meu mail é:

vijofe_azevedo@hotmail.com

Gostaria de reunir contactos do maior nrº. possível de guerreiros dessa altura.

Abraços

Vitor Azevedo
Fur. na reserva

Anónimo disse...

Bom dia.
Agradecia que todos entrassem em contacto com a Junta de Freguesia de Parede. Trabalho sobre 2ª Bateria. Contactem Furriel Ferreira ele saberá explicar.
jfparede@netcabo.pt

Ana Reis

Anónimo disse...

Camaradas Artilheiros

Procuro camaradas que tenham sido Militares em 1961 mais propriamente na Bateria das Alpenas na Trafaria.


Fernando Limão
Ex- 1ºCabo

Rui Albuquerque disse...

Olá pessoal...o Meu nome é Rui Albuquerque sou do 1º TURNO de 90 -MAP.
É com muita tristeza que vejo o armamento que tratei durante o tempo que la passei.
Isto só em Portugal

jose Pires disse...

1º cabo Pires entre JAN1979 e SET 1981 , estive na 2ª bateria , Parede ,impedido na secretaria ABR1979 a SET 1981, boas recordações que tenho e camaradas que vejo actual e outros que nunca mais os vi .Na recruta em Oeiras JAN1979 joguei Tenis-Mesa aonde o RAC foi campeão ,o Tenente Apolonia era o oficioal de desporto, será que algum camarada que escreve , ainda se lembra , um abraço para todos.

José Luís disse...

Tambem por lá andei em 1986/87
Estava em Oeiras soldado condutor
Tambem é com tristesa que vejo as imagens de degradação do RAC

José Luís

carlos-salgueiro@hotmail.com

jose gaspar disse...

como muitos que notaram a degradação do antigo quartel em que passei por experiencias que nunca esquecerei,é triste ver o estado de degradação em k se encontra ,estou chocado com aquilo k vi as lágrimas viera-me aos olhos.Eu era 1ºcabo com o numero de ordem 288/77 mais conhecido pelo cabo Nelas felizmente que a sede em Oeiras aonde tirei a recruta foi aproveitada para outros fins o que mesmo assim me deixa triste já não é a mesma coisa.o meu ei-mail é
josegspr30@gmail.com
Um abraço para todos k passaram por aí

jose gaspar disse...

Fiquei triste com as imagens que vi!lamento.
ex.1ºcabo de artelharia 288/77
ei-mail josegspr30@gmail.com

jorge campos disse...

ola a todos eu sou o soldado campos 49 nm/09780889 gostaria de poder conctatar algum pessoal do meu turno de 89 tais como alfers mil homens furriel ferreira aspirante albuquerque ap canpinas o meu maior pesadelo 1 cabo paulino soldados cardoso ferreira jorge santos braga silva desculpem o resto do pessoal .o meu contacto eo 0044 07527752999 jorge campos

Agostinho Caboz disse...

A todos os camaradas o meu nome e Agostinho Caboz
soldado n.10601279 1.TURNO 79 foi militar costa 15 no G.A.G.2 na Madeira depois the recruta foi enviado para Lisboa para o R.A.C. em Oeiras junto com mais 12 camaradas da Madeira e 12 dos Acores, para treinar e dar fogo real em Albarquel onde visitei a Bateria da Parede, alcabidece, e OTAO.
a alguns anos depois passei por Lisboa e nao resiste sem ir visitar as baterias novamente. quando vou a internet visitar estes sites e vejo a degradacao como se encontrao estas pecas nunca pensava que o que era da parte militar chegar a este fim onde me faz tanta pena.espero la um dia passar outra vez.
o meu E-MAIL sunshinepc_je@yahoo.co.uk

joao disse...

É com tristeza e pesar que vejo estas imagens. em 2003 estive nas instalações a acompanhar uma visita de um oficial que tinha como projecto criar nessas instalações um museu do RAC. Situação que não avançou infelizmente por motivos financeiros...Tirei fotos na altura, se as conseguir encontrar publico. Fiz a recruta básica na parede, a especialidade no RAC de Oeiras e depois fui colocado no Comando em Oeiras. Em Serviço no Fardamento e Logística.

Ex-Sodado Curinha 1º e 2º Turno de 93

Say Cheese disse...

gostaria muito de saber onde é esse sitio, poderia dizer-me? tem algum metro ou comboio perto?

António Magina disse...

Olá a todos.
1ª Cabo António Magina 3º Turno 1979.
Entrei em Oeiras, fiz a recruta na Parede, jurei bandeira no Outão, escola cabos em Alcabideche e prestei serviço na 2ª Bataria. É com muita tristeza que vejo o estado de degradação em que se encontra.
Para os que ainda se lembram fizemos a recruta com o falecido José Leste. Lembro-me do cabo Pires, do Sargento Sampaio do Fagulha, do Coimbra etc...

José Pires disse...

Para 1ºcabo Magina ,telefona tlm.966332342 , gostava torna-te a ver.
um abraço

Anónimo disse...

Boa noite, sou o soldado Gonçalves nº51/82 e venho procurar camaradas do 1º turno de 1982 que gostaria muito de rever. Se alguem ou algum camarada me puder informar sobre os mesmos agradecia, obrigado pela atençao. Contact: armando15.1961@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

a todos os verdadeiros artilheiros um abraço ,aos intrusos e camaleoes , que a vossa imcopetencia nao se infiltre nos bons artilheiros de costa

Anónimo disse...

fantastico pelo teu trabalho pois adorei ver as fotos . estive na parede no 2º turno 1988 tranmissoes com o furriel avelar nao me lembro o aspirante ma o cap. sancho sim.

Anónimo disse...

E triste ver tudo isto por agua abaixo depois de tanto sofrimento.Forao 18 meses. Grandes amizades, colegas que jamais se encontrarão- já agora alguém se lembra de um tal Artur Alves quartel da parede em 1978/79 ERA O NUMERO 8/78 Alcunha (LINDINHO)Se por acaso alguém se lembra dele ou o próprio se ler esta mensagem agradeço um contacto amicocina@live.com.pt ou 914975554

campos disse...

ola pessoal do primeiro turno de 89 sou o campos 49 da 2 bataria da parede fico felis por poder ler os vossos comentarios se por acaso o senhor alferes mil homens ler esta menssagem gostari muinto voltar a falar concigo ou com o resto do pessoal do turno de 1/89 ate mais omeu imail e este airida@talktalk.net

Anónimo disse...

Boas a todo o pessoal do r a c
Entao não aparece ninguém do 1,turno 78? Qualquer coisa 914975554

Anónimo disse...

Chamo-me José Soares e também fui militar na 2.ª Bateria da Parede, 1.º Turno de 89, fiz a recruta básica na Parede depois fui para Oeiras. Em Oeiras fiz sempre parte da DI(Direção de Instrução), fui responsável pelo Centro Gráfico e quando haviam fogos reais fazia parte do pessoal que controlava e operava a Sala de Apontadores, saí em 90 e o meu posto era 2.º Cabo jps_ra@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde.

alguem esta ainda ligado a este blog?
Preciso de falar com alguem que fez parte da tropa nesta bataria.
Estamos a elaborar o projecto para um parque urbano.

cumprimentos

stefano.serventi@gap.pt

Joaquim Silva disse...

Caros Camaradas Artilheiros, esperei este tempo para colocar um post, sendo eu o autor deste blog fico muito feliz por, de alguma forma este ter servido para a partilha das nossas/vossas emoções.

Alguns se lembrarão de mim: J silva - Alferes Miliciano.
Estive na 2ª Bataria do RAc (Parede) entre o ano 1986 e 1988 (sai em Agosto de 1988)

Fortes abraços a todos.

Meu contacto: joaquimgs.fly@gmail.com

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se a 6.ª Bataria da Raposa é visitável actualmente? E a quem nos devemos dirigir?
Obrigada

Anónimo disse...

sim a 6ª btr é visitavel sendoa unica que está em condiçoes, existe um grupo que lá vai todos os anos por esta altura, um tal de jose rodrigues de gaia é o responsavel.

Anónimo disse...

Caros Camaradas,
É com um sentimento de profunda tristeza que constato o estado de degradação a que chegou a "velha" 2ª Bataria do RAC - Regimento de Artilharia de Costa. Apesar de ser oriundo da arma de infantaria - Escola Prática de Infantaria (EPI)- Mafra 1994, servi durante 12 meses no RAC no posto de Aspirante a Oficial.
Recordo com saudade os bons momentos que passei no RAC como oficial adjunto de EFM (Educação Física Militar - especialidade 885) e dos muito bons camaradas que tive e que com eles muito aprendi. Hoje, 24 anos volvidos sinto que aqueles tempos de militar me enriqueceram e me ajudaram a consolidar todos os valores e nobres princípios próprios da Instituição Castrense.
Um abraço (com saudade) a todos os meus ex-camaradas, Oficiais (QP, RC e RV), Sargentos e Praças, e um muito especial para todos os "meus" soldados a quem dei instrução militar.
Diogo Júdice da Costa
Aspirante de Infantaria (RV)
1994/1995